quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cores de Frida Kahlo.. ícone mexicano na arte do mundo..


..cores.

A vida nos remete a enxergarmos coisas que desconhecíamos, pelo simples fato de nos mostrar que ela é cheia de tudo.. principalmente de coisas boas..

Frida Kahlo foi peça fundamental para retratar, após um acidente em que quase a tirou a vida, todas as cores do mundo. Pintando sua história, seus anseios, seus desejos, suas dores.. Mistura de todos os sentimentos possíveis.

Grande artista que nos deixa um legado gigantesco de obras e de lição..

A história e detalhes da vida da artista é grande, porém quero postar aqui somente o que senti quando conheci sua obra e o quanto fiquei admirado por sua vivacidade apesar de tudo, e um pouquinho mais.
"A CASA AZUL", onde Frida residia com seus familiares e que hoje
é o Museu em sua homenagem.




No ano de 2002, sob a direção de Julie Taymor, é lançado o filme que narra a história da pintora, interpretada pela atriz Salma Hayek. O longa metragem conta ainda com a presença de Alfred Molina interpretando Diego Rivera. O filme ganhou duas estatuetas no maior prêmio do cinema, o Oscar, por Melhor Trilha Sonora e Maquiagem. A trilha sonora do filme, é de autoria de Elliot Goldenthal - que compôs a bela "Burn it Blue", defendida pelo brasileiro Caetano Veloso na festa de entregas das estatuetas em Hollywood. A canção (apresentada no Oscar e gravada na trilha em dueto com a cantora mexicana Lila Downs, que faz uma ponta no filme) não ganhou o prêmio, mas o conjunto da trilha foi agraciado, e merecidamente.

"FRIDA", estrelado por Salma Hayek e dirigido por Pedro Almodóvar (2002, Drama,
118 min., Miramax Films/Trimark Pictures)


Outro detalhe bacana, é que a banda inglesa Coldplay lançou o álbum Viva la Vida or Death and All His Friends, cujo título é inspirado em um quadro de Frida, também intitulado "Viva La Vida" e que dá nome também à principal canção do disco. Segundo o vocalista Chris Martin, o título foi escolhido devido ao otimismo de Frida, mesmo com os percalços percorridos pela artista, ao exaltar a vida no referido quadro.


____________________________________________________________________________

"Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome,
cores
de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores.."

ESQUADROS - Adriana Calcanhotto


O próximo a ser agraciado por aqui será Pedro Almodóvar, grande cineasta..

Nenhum comentário:

Postar um comentário